4 dicas manter a produtividade no home office

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O home office é uma modalidade de trabalho que tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas, principalmente depois da pandemia do novo coronavírus. No entanto, nem sempre é fácil manter a mesma produtividade trabalhando em casa, principalmente quando é preciso compartilhar a rotina com outras tarefas, como cuidar da casa e dos filhos.

Pensando nisso, separamos quatro dicas simples, mas muito eficazes, para manter o rendimento do trabalho remoto sem comprometer os horários de lazer e descanso. Confira!

1. Defina seu espaço de trabalho

Por mais que seja possível trabalhar de qualquer lugar, é fundamental ter um lugar separado em uma área específica da casa para manter a produtividade no home office. Isso garante que você consiga se concentrar mesmo que outros membros da família também estejam em casa enquanto você trabalha.

O ideal é que esse espaço fique em um cantinho que não tenha tanto fluxo de pessoas e que conte com móveis, como mesa e cadeira, que sejam confortáveis e funcionais ao mesmo tempo. Além disso, também é importante que o local seja bem iluminado e arejado. Para isso, a dica é escolher ambientes que recebam luz natural ao longo do dia, instalar uma iluminação artificial adequada e colocar plantas para deixar o ambiente mais fresco e aconchegante.  

2. Organize a sua rotina

Seja no escritório ou em home office, as pessoas estão sempre buscando formas de serem mais produtivas. E essa meta só é possível de ser alcançada quando há planejamento e organização da rotina. Caso contrário, o desempenho acaba sendo prejudicado e se torna cada vez mais difícil atingir os resultados esperados.

Uma boa forma de começar a organizar a rotina é planejar a realização das tarefas que precisam ser feitas no dia. Você pode fazer isso tanto manualmente, em uma agenda, quanto em ferramentas disponíveis para computadores e celulares, como o Trello e o Todoist. Dessa forma, será possível ter um controle maior sobre tudo que deve ser concluído ao longo do dia, aumentando a produtividade no trabalho remoto.

3. Respeite os horários de descanso

A melhor forma de manter a produtividade no home office é garantir que exista tempo livre para realizar outras atividades que não estejam relacionadas ao trabalho. Logo, é essencial respeitar os períodos de descanso para manter a saúde e o bem-estar profissional e pessoal sempre em dia.

O horário do almoço, por exemplo, é um momento importante para dar uma pausa nas atividades profissionais e relaxar fazendo outras coisas que dão prazer, como assistir TV ou jogar o seu jogo favorito. Além disso, fazer pequenas pausas ao longo do dia para tomar um café, dar uma volta na varanda e brincar com seu animal de estimação também irá ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, contribuindo para a produtividade no trabalho.

4. Elimine as distrações

As distrações costumam ser maiores trabalhando em casa do que no escritório, por isso muitas vezes é difícil manter o mesmo rendimento no home office. Para evitar que isso aconteça, o ideal é adotar  medidas que reduzam ao máximo as distrações, como silenciar as notificações de aplicativos e redes sociais no celular e atender somente as ligações realmente importantes.

Outra forma de minimizar as distrações é evitar entrar em sites que atrapalhem o foco e a atenção. O uso de técnicas voltadas para a produtividade, como o Pomodoro, também é uma boa forma de melhorar a concentração e a habilidade para gerenciar tempo.

E então, pronto para tornar o seu home office ainda mais produtivo e saudável? Não deixe de compartilhar com a gente a sua opinião. E caso conheça outras formas de melhorar o rendimento no trabalho, deixe também o seu comentário.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat