Saiba como eliminar o mofo do guarda-roupa e evitar os fungos apareçam novamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a chegada do inverno, chega também uma preocupação que sempre faz parte dessa época do ano: o surgimento de mofo. Apesar de poder aparecer em qualquer ambiente e móvel, o guarda-roupa acaba sendo o local preferido para a proliferação desses fungos. Afinal, ele está sempre fechado, é pouco iluminado e quase não recebe ventilação externa.

Se você está passando por esse problema ou já está de olho para prevenir que ele aconteça, não deixe de acompanhar as dicas do texto de hoje. Confira!

1. Faça a limpeza do móvel

O primeiro passo para eliminar o mofo do guarda-roupa é fazer a limpeza adequada do móvel. No entanto, antes de pegar o pano e sair limpando de qualquer maneira saiba que é muito importante usar luva e máscara, principalmente se você for alérgico. Isso porque o mofo é um dos principais agentes causadores de problemas respiratórios, como bronquite, sinusite e rinite.

Depois de colocar os itens de proteção, é hora de preparar uma mistura para retirar esses fungos de dentro do armário com mais facilidade. Para isso, existem duas opções muito eficientes e simples de serem preparadas: bicarbonato + vinagre branco ou água sanitária.

No primeiro caso, basta separar um recipiente fundo e juntar 240 ml de vinagre branco com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Assim que a mistura parar de borbulhar, coloque o líquido em um borrifador, aplique no interior do guarda-roupa, (principalmente nos pontos de maior concentração do mofo) e deixe agir por cerca de dez minutos. Depois disso, basta secar o móvel com um pano limpo.

Já no caso da solução com água sanitária, basta misturar 100 ml do produto de limpeza em um litro de água. Em seguida, com a ajuda de uma esponja, esfregue o armário com essa mistura e deixe agir por trinta minutos. Ao final desse período, passe um pano limpo no local para retirar o que restou da água sanitária.

2. Retire a umidade

Depois de limpar o guarda-roupa e eliminar o mofo, é importante ter alguns cuidados a fim de evitar que os fungos retornem para o móvel. Nesse sentido, uma medida fundamental é não deixar que o armário fique úmido. Afinal, esse é o principal fator que faz com que o mofo se acumule em um espaço.

Nesse sentido, uma dica muito válida é colocar pequenos potinhos, com bicarbonato, cal ou gesso, dentro do guarda-roupa para evitar que a umidade cause novamente o acúmulo de fungos no interior do espaço. Também é possível criar saquinhos com pedaços de giz, aqueles usados em lousas, e acomodar nas gavetas e prateleiras do móvel. Dessa forma, você reduz as chances de que o mofo apareça mais uma vez.

3. Fique atento com a ventilação natural

Outra dica para prevenir o aparecimento de mofo no interior de móveis que permanecem praticamente fechados o tempo todo, como o guarda-roupa, é deixar as portas abertas diariamente para que possa haver ventilação no local. Para isso, basta manter o armário completamente aberto por cerca de vinte minutinhos e já será possível deixar o espaço interno mais arejado e livre da umidade. Porém, caso a ventilação natural do quarto não seja tão boa, você pode colocar um ventilador próximo ao móvel para que ele ajude nessa tarefa.

4. Guarde roupas pouco usadas

Geralmente a maior parte das pessoas têm aquelas roupas no armário que são usadas poucas vezes ao longo do ano, não é mesmo? Casacos, blusas de lã e tricôs são alguns exemplos. Para evitar que essas peças pouco utilizadas sigam expostas e corram risco de acumular fungos, vale a pena colocá-las em saquinhos de TNT ou algodão. Assim, você evita que a umidade danifique as roupas e o guarda-roupa.

E então, gostou das nossas dicas para eliminar o mofo do guarda-roupa e evitar que ele apareça novamente? Compartilhe com a gente a sua opinião e deixe um comentário caso conheça outras dicas que possam ajudar a resolver o problema!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat