Como comprar um imóvel no Brasil morando no exterior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com a crescente valorização de moedas estrangeiras, como dólar e euro, comprar um imóvel no Brasil se tornou um investimento ainda mais atrativo para quem mora no exterior. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas se é possível realizar esse tipo de negócio estando fora do país.

Pensando nisso, separamos algumas informações importantes que irão ajudá-lo a entender como funciona esse processo de compra de imóvel no Brasil morando no exterior. Veja só!

Quem mora no exterior consegue comprar um imóvel no Brasil?

Sim, mesmo morando fora do Brasil é possível comprar uma casa ou apartamento no país. Aliás, qualquer pessoa que queira adquirir um imóvel por aqui consegue fazer essa compra sem dificuldade, mesmo sendo estrangeiro.

Como funciona o processo de compra do imóvel nesse caso?

O processo é muito parecido em relação às aquisições feitas por quem mora no país. Ou seja, não há complicações pelo simples fato da pessoa não estar no Brasil no momento da compra. A seguir listamos o passo a passo básico para realizar esse tipo de procedimento. Confira!

1. Reunir os documentos necessários

Para comprar um imóvel no Brasil morando no exterior, é preciso primeiramente reunir a documentação necessária para aprovação do negócio. Os itens que devem fazer parte dessa lista são:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento (caso a pessoa seja casada legalmente)
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de endereço
  • Ter uma conta bancária ativa no Brasil  e com histórico de movimentação mensal
  • Declaração do Imposto de Renda do último ano

É importante mencionar que no caso de estrangeiros, ter um CPF também é um passo obrigatório. Nesses casos, a pessoa precisa procurar a embaixada ou consulado do Brasil em qualquer país do exterior e solicitar a abertura do Cadastro de Pessoa Física. Para isso, o interessado deve apresentar uma cópia autenticada de algum documento de identidade utilizado no seu país de residência ou ainda de um passaporte dentro do prazo de validade.

Além disso, toda a documentação deve estar em português. Logo, caso algum documento esteja em outro idioma, é necessário fazer a tradução juramentada para que ele tenha validade legal no Brasil. E tanto para brasileiros quanto para estrangeiros legalmente casados, é imprescindível a apresentação do CPF do cônjuge.

Um outro ponto muito importante é a compra de imóveis que forem financiados pelo programa “Casa Verde e Amarela”. Caso você for utilizá-lo, você presida residir na cidade de compra do imóvel, ou seja, não é possível utilizar o programa morando fora.

2. Enviar a documentação para o Brasil

Depois de reunir todos os documentos necessários para a compra do imóvel, é hora de enviá-los para a construtora ou incorporadora brasileira que está tratando do negócio. Apesar de parecer uma das partes complicadas, esse passo é considerado muito simples.

Isso porque, basta encaminhar a documentação toda por email. Muito fácil, não é mesmo? Apenas nos casos em que houver traduções juramentadas de documentos é que será necessário enviá-los pelo correio.

3. Assinar o contrato de compra

Depois de enviar a documentação, é hora de assinar o contrato e efetivar a compra da casa ou apartamento escolhido. Para fazer a assinatura de um contrato no Brasil morando no exterior é preciso que o comprador faça uma procuração, caso não seja possível vir pessoalmente ao país para finalizar o negócio.

Para isso, é preciso ir ao consulado brasileiro, fazer a procuração, registrar e enviá-la para a pessoa designada no documento que será responsável pela assinatura. Lembrando que essa pessoa indicada na procuração terá plenos poderes para assinar todos os documentos e resolver todas as questões que forem necessárias em bancos e cartórios.

Ficou interessado em fazer esse tipo de negócio mas restou alguma dúvida sobre o assunto? Os consultores da HLTS estão sempre à disposição para ajudá-lo a adquirir o imóvel dos seus sonhos!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat