É possível oferecer um imóvel como entrada para a compra de um novo?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Trocar de casa ou apartamento nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Além de precisar encontrar um comprador para o imóvel atual, ainda é preciso lidar com a burocracia envolvida no processo de venda imobiliária, esperar o valor entrar na conta para só então conseguir negociar uma nova propriedade.

Por isso, oferecer o imóvel como entrada para a compra de um novo é uma alternativa interessante. No texto de hoje vamos mostrar o que é, como funciona e quais são as principais vantagens desse tipo de operação. Confira! 

Como funciona a compra de imóvel oferecendo o antigo como entrada?

A ideia dessa operação financeira é permitir que uma pessoa possa oferecer a casa ou apartamento que já possui como entrada para comprar um novo imóvel. Caso exista diferença de valores, o saldo restante pode ser financiado da mesma forma como acontece nos financiamentos imobiliários convencionais.

Embora ainda seja pouco conhecida no país, essa estratégia é permitida por lei e possibilita a comercialização de casas, apartamentos, lojas comerciais, imóveis na planta e terrenos. Além disso, apesar de qualquer tipo de imóvel poder ser utilizado como moeda de troca, em geral, as construtoras  costumam dar preferência para as unidades residenciais. Isso acontece porque elas são vendidas com mais facilidade do que outros tipos de imóveis.  

Quais as vantagens desse tipo de operação?

Oferecer um imóvel usado para dar entrada em um novo é uma operação que garante benefícios para quem deseja facilitar o processo de compra da casa nova. Confira três dessas vantagens que mostraremos a seguir. 

1. Redução da burocracia

A primeira vantagem é a redução da burocracia em relação à venda do imóvel antigo para dar entrada no novo. Já pensou poder evitar receber dezenas de mensagens e ligações diárias de curiosos? Ou ainda não precisar abrir as portas de casa diversas vezes para receber a visita de estranhos? Com certeza esse processo se tornará bem menos invasivo e mais agradável.   

Além disso, ao optar pelo uso de um imóvel como entrada para adquirir outro, toda a fase de negociação e consolidação da venda também é evitada. Logo, não será preciso se preocupar com questões, como averbações em cartórios, pagamento de tributos, baixa nos registros municipais, entre outras tarefas. 

2. Diminuição do saldo devedor

Outro benefício desse tipo de operação é a chance de aumentar o valor que é necessário para dar entrada na casa nova. Ao oferecer o imóvel antigo, há uma redução significativa do saldo devedor a ser financiado. Com isso, é possível reduzir o tempo de financiamento, o que impacta diretamente na quantidade de juros pagos à instituição financeira responsável por conceder o crédito para a compra do imóvel.  

3. Menor tributação

Oferecer um imóvel como entrada para comprar um novo também é uma forma de reduzir a tributação referente a transação de imóveis cobrada no Imposto de Renda. Nos casos em que não há torna, ou seja, o valor da casa ou apartamento antigo é o mesmo do imóvel novo, o fisco entende que a propriedade continua sendo a mesma, isentando a operação de imposto.

Para quem é indicado?

Essa operação é uma ótima opção para quem não tem um bom valor guardado para dar de entrada no imóvel novo. Além disso, também é indicado para quem tem uma propriedade bem avaliada no mercado e não deseja perder tempo com a burocracia inerente ao processo de venda imobiliária. 

Fique atento!

Como vimos, a operação de dar um imóvel antigo como entrada de um novo é uma ação legal e válida. Entretanto, é preciso estar atento com relação ao fato de que o valor que é pago pela construtora ou incorporadora dificilmente será o mesmo valor praticado no mercado. Isso acontece porque essas empresas fazem a dedução da comissão e também da margem de lucro que eventualmente será obtida com a revenda. Nesse sentido, é comum que o preço seja de 10% a 30% menor do que o valor de mercado.  

Tem um imóvel e gostaria de usá-lo como entrada para comprar um novo, mas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento dessa operação? Na HLTS contamos com consultores que estão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat