6 dicas para cultivar uma horta vertical em apartamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para quem mora em apartamento e gosta de cultivar plantas, a ideia de criar uma horta vertical pode ser a escolha perfeita para ter um espaço verde em casa. Além de trazer mais vida e dar um charme a mais para o ambiente, cultivar plantas em casa também é perfeito para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas e sempre à mão.

No texto de hoje vamos compartilhar algumas dicas para inspirar você que deseja cultivar uma horta vertical no seu apartamento. Confira!

O que é horta vertical?

A horta vertical, ao contrário do modelo tradicional de horta, não requer o uso de canteiros de terra para o plantio. Geralmente, os vasos de planta são colocados em objetos de madeira (como paletes) e metal (como escadas) que são fixados na parede, tornando a área destinada de cultivo completamente suspensa.

Dessa forma, é possível otimizar o espaço da sacada, por exemplo, para manter sua própria plantação e garantir o consumo de alimentos mais frescos e orgânicos.

6 dicas para fazer uma horta vertical em apartamento

Apesar de parecer algo complicado, ter uma horta vertical em apartamento não é uma tarefa tão difícil assim. Veja a seguir seis dicas que vão ajudar a fazer uma horta incrível em casa.

1. Dê preferência para lugares bem iluminados

Mesmo que você escolha espécies de plantas que possam ser cultivadas com baixa luminosidade, ainda sim será necessário que elas recebam o calor e a luz do sol para crescerem. Logo, para montar a sua horta vertical é importante dar preferência para os lugares do seu apartamento que recebam iluminação natural por, pelo menos, duas horas por dia. Além disso, também é necessário que o espaço seja arejado para que as plantas possam se desenvolver bem.

2. Escolha os vasos adequados

Não existe apenas um tipo de vaso que possa ser usado para montar uma horta vertical. Na verdade, tudo vai depender do estilo que você deseja adotar na sua horta e também os tipos de plantas que serão cultivadas.

Isso porque, vasos feitos com garrafas pet e canos de PVC, por exemplo, abrigam melhor plantas de raiz curta. Já os vasos de cerâmica costumam retirar mais água dos vegetais, podendo deixá-los desidratados. Nesses casos, o mais indicado é fazer a impermeabilização do recipiente antes de fazer o plantio.

3. Cuide bem solo

Diferente de um jardim ou um canteiro maior, as plantas de uma horta vertical são semeadas em vasos pequenos. Naturalmente, isso faz com que elas absorvam menos nutrientes, podendo comprometer o crescimento saudável .

A fim de compensar essa baixa absorção e evitar a escassez de recursos, é fundamental adubar o solo. Para isso, a dica é investir no uso de adubos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco e terra vegetal, e evitar a utilização de fertilizantes industrializados.

4. Cultive as plantas certas

Não são todas as espécies de plantas que conseguem se adaptar às condições da horta vertical. Por isso, é muito importante pesquisar e conhecer quais vegetais se desenvolvem melhor nesse tipo de horta para garantir o sucesso do projeto.

Entre as espécies que melhor se adaptam ao plantio em hortas verticais, estão:

  • Cebolinha;
  • Funcho;
  • Orégano;
  • Alecrim
  • Manjericão;
  • Hortelã;
  • Salsinha;
  • Pimentas em geral;
  • Morango;
  • Couve;
  • Alface;
  • Espinafre;
  • Cenoura.

5. Regue as plantas regularmente

Regar as plantas regularmente, e com a quantidade de água que cada espécie necessita, é imprescindível para o crescimento saudável das plantas em uma horta vertical. Isso acontece porque é comum que os vegetais cultivados nesse tipo de local tenham raízes mais rasas, o que pode comprometer a retenção de água.

Em geral, o ideal é manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Além disso, a irrigação da horta no apartamento deve acontecer no início da manhã ou no final da tarde para que a água não evapore rapidamente devido ao calor do dia.

6. Escolha uma estrutura capaz de abrigar todos os vasos de plantas

Por fim, também é necessário escolher uma estrutura que seja capaz de abrigar todos os vasinhos de planta. Paletes ou caixotes de madeira, prateleiras de metal e escadas são alguns dos objetos que normalmente são usados para montar uma horta vertical em apartamento.

E então, pronto para começar o projeto de horta vertical no seu apartamento? Se gostou das dicas que compartilhamos com você neste post, não deixe de compartilhar a sua opinião com a gente nos comentários.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat