Como fazer a gestão do tempo e ter maior bem-estar no dia a dia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Tem se tornado cada vez mais comum ouvir as pessoas dizendo que não há tempo suficiente para realizar todas as tarefas do dia a dia, seja na vida pessoal ou profissional. Muitas chegam a afirmar, inclusive, que as 24 horas do dia não são suficientes para atender todas as demandas que fazem parte de suas rotinas.

Com a pandemia, e todas as consequências trazidas por ela, isso parece ter se agravado ainda mais.

Afinal, o trabalho home office acabou dificultando ainda mais a gestão de tantas atividades que agora compartilham do mesmo ambiente. Se você se identificou com esse cenário, saiba que a chave para minimizar esses problemas pode estar relacionada à gestão do tempo.

No texto de hoje vamos explicar um pouco mais sobre como funciona esse tipo de gestão e como é possível usar o gerenciamento do tempo para ter mais bem-estar. Acompanhe!

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é o nome dado ao processo de organizar e planejar as atividades do dia a dia. Ao adotar o uso dessa prática, é possível otimizar a rotina de forma mais inteligente, ou seja, realizar mais tarefas gastando menos tempo. 

Muitas vezes, é comum associar o gerenciamento do tempo somente à vida profissional. No entanto, esse conceito pode ser usado também na vida pessoal, uma vez que as demandas pessoais também requerem atenção e dedicação para serem concluídas. 

Entre as principais regras consideradas chave para conseguir fazer uma boa gestão do tempo, vale destacar as seguintes: 

  • Diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para realizar as tarefas certas;
  • Está relacionada ao conhecimento de prioridades, obrigações e disponibilidade;
  • Colabora para a busca de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Portanto, gerenciar o tempo não significa encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem disponível.

Dicas para colocar a gestão do tempo em prática

Veja a seguir 3 dicas que poderão ajudá-lo a colocar em prática o conceito de gestão do tempo.

Tenha um planejamento

O planejamento é um passo fundamental para quem deseja gerenciar melhor o tempo. Para isso, escolha o método que mais se adequa ao seu estilo de vida. Algumas pessoas, por exemplo, se organizam melhor planejando sua rotina na agenda do telefone. Outras preferem a boa e velha agenda de papel. E tem ainda quem seja adepto dos post-its pendurados em locais de fácil visualização.

Independente da forma escolhida, o mais importante é colocar nesse planejamento todas as atividades que precisam ser realizadas em um determinado período. E lembre-se: para que a gestão do tempo funcione, é necessário contemplar as tarefas de todas as áreas da sua vida. Só assim é possível conciliar tudo de forma ordenada e sem atropelos. 

Faça uma coisa de cada vez

O acúmulo e a desorganização das tarefas pode fazer com que você queira executar muitas coisas de uma única vez. Entretanto, esse hábito é muito prejudicial, pois acaba comprometendo a qualidade de realização das atividades além de aumentar o estresse e a ansiedade. Afinal, é praticamente impossível fazer tudo ao mesmo tempo, não é mesmo?

Nesse sentido, para colocar a gestão do tempo em prática, é essencial ter em mente que é preciso se concentrar em uma única demanda por vez. Isso vai ajudar a melhorar a percepção sobre o seu próprio tempo disponível e também irá contribuir para que as atividades sejam executadas com mais qualidade.

Concentre nas suas atividades

Um dos grandes desafios do gerenciamento do tempo é manter a concentração na realização das atividades, ainda mais em tempos onde as redes sociais são capazes de roubar nossa atenção constantemente. Para não comprometer a produtividade, uma dica é não deixar que as distrações tirem o seu foco.

Para isso, vale silenciar as notificações das redes sociais, não usar o telefone enquanto faz alguma tarefa importante, ficar longe da TV, entre outras coisas. Assim, você conseguirá ter mais tempo livre para descansar e curtir seus hobbies. 

E então, pronto para começar a gerenciar melhor o seu tempo em busca de maior bem estar no dia a dia? Se gostou das dicas que compartilhamos neste texto, não esqueça de deixar o seu comentário!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat