Financiamento para reforma: conheça principais vantagens dessa modalidade de crédito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Consertar infiltrações, trocar a fiação elétrica, restaurar a pintura, comprar portas e janelas novas: esse e outros tipos de reformas nem sempre são fáceis de sair do papel. Afinal, tanto o custo para a compra dos materiais de construção quanto o valor da mão de obra muitas vezes acabam inviabilizando a realização dessas obras em casa.

Se você se encontra nessa situação, saiba que o financiamento para reforma pode ser uma boa opção para driblar essas barreiras. Considerada uma linha de crédito mais acessível, ela possibilita ao cliente o acesso a um determinado valor para construir ou reformar.

Confira a seguir o que é e quais são as principais vantagens desse tipo de financiamento.

O que é financiamento para reforma?

O financiamento para reforma é uma modalidade de crédito específica para quem está construindo ou reformando um imóvel residencial. Oferecido por muitas instituições financeiras e voltado para pessoa física, esse financiamento pode ser uma alternativa interessante por apresentar taxas de juros mais baixas quando comparadas ao empréstimo pessoal convencional.

O funcionamento e as regras para ter acesso a esse tipo de crédito variam de um banco para outro. No entanto, alguns pontos normalmente são comuns em todas as instituições, como: 

  • O solicitante do financiamento precisa ser o proprietário do imóvel. Ou seja, o crédito não é liberado para terceiros;
  • O valor máximo liberado para construção ou reforma é de até 80% do valor de avaliação da propriedade;
  • O solicitante não pode ter outro financiamento imobiliário ativo em seu nome.

Principais vantagens de fazer um financiamento para reforma

Para quem deseja construir ou reformar mas não tem reservas financeiras suficientes no momento para realizar a obra, o financiamento para reforma pode ser uma alternativa muito interessante. Conheça a seguir as principais vantagens desse tipo de crédito:

1. Obras sem interrupções

É muito comum que imprevistos aconteçam durante a realização de uma obra. Materiais de construção que acabam antes do previsto e necessidade de contratar mão de obra extra, por exemplo, são algumas das situações que podem ocorrer. Nesse momento, quem utiliza recursos próprios para construir ou reformar acaba enfrentando dificuldades financeiras que muitas vezes exigem, inclusive, a paralisação das obras.

O financiamento para reforma pode ser uma boa opção para quem deseja evitar esse tipo de acontecimento. Como o crédito pode ser utilizado de diversas formas, mesmo que algum imprevisto apareça no meio do caminho, será possível finalizar a obra sem maiores transtornos.

2. Melhores condições de pagamento e negociação

Outra vantagem dessa modalidade de crédito é o fato de proporcionar prazos mais longos de pagamento, facilitando o planejamento financeiro de quem decide iniciar uma obra em casa. Além disso, como possibilita que o consumidor faça seus pagamentos à vista, isso acaba sendo ótimo para negociar preços melhores com lojas e prestadores de serviço. Dessa forma, é possível economizar os recursos e até ampliar a construção ou reforma.  

3. Acesso a valores mais altos

Como mencionamos anteriormente, existem muitas instituições financeiras que podem liberar até 80% do valor de avaliação do imóvel. Logo, a chance de ter acesso a créditos mais altos é maior, principalmente quando comparado a empréstimos convencionais.

No entanto, assim como acontece nos financiamentos para a compra da casa própria, o valor concedido pelo banco no financiamento para reforma irá variar de acordo com o perfil do cliente. Por isso, é muito importante ter um bom score no mercado e manter todos os pagamentos sempre em dia.

4. Taxa de juros mais baixa

Um dos maiores benefícios do financiamento para reforma está na taxa de juros mais baixa que normalmente é adotada pelos bancos. Em algumas instituições que oferecem essa modalidade de crédito, como a Caixa, a taxa de juros gira em torno 1,5% ao mês. Já se a pessoa optar por um empréstimo convencional, por exemplo, essa alíquota pode chegar a 4%.

Vale a pena fazer um financiamento para reforma?

Como vimos, as vantagens do financiamento para reforma são bastante atrativas. No entanto, para responder a essa pergunta com segurança é preciso, antes de tudo, entender os motivos pelos quais o crédito é necessário. Afinal, fazer um financiamento sem propósito claro pode acabar resultando em dor de cabeça e não em solução. 

Depois, é fundamental fazer um planejamento para ter certeza que o valor mensal do financiamento se encaixa dentro do orçamento da família. Assim, é possível evitar o acúmulo de dívidas e descontrole financeiro, que são razões que normalmente costumam causar muitos problemas às famílias.

Levando todos esses pontos em consideração e criando um plano bem estruturado, sem dúvidas o financiamento para reforma pode ser uma ótima forma de realizar aquela tão sonhada obra em casa.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então compartilhe com seus amigos e familiares o post de hoje e deixe o seu comentário. 

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat