Coifa, depurador de ar ou exaustor: qual desses equipamentos é mais indicado para apartamento?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

É normal que durante o preparo das refeições, aquele cheirinho de gordura e também a fumaça se espalhem pela cozinha. E no caso de apartamentos, por exemplo, eles podem acabar chegando em todos os ambientes devido ao tamanho do local. Convenhamos que essa é uma situação um tanto inconveniente, não é mesmo? Mas é justamente para resolver esse problema e ter mais conforto em casa que muitas pessoas optam pela instalação de uma coifa, depurador de ar ou exaustor. 

Mas você sabe quais são as diferenças entre eles?  E qual equipamento é mais indicado para apartamento? Confira a resposta para essas perguntas a seguir.

Coifa

A coifa é um equipamento que tem como função filtrar o ar do ambiente, eliminando assim os mais diversos tipos de odores e fumaça. Ela pode funcionar tanto como exaustor, fazendo a troca do ar quente presente no ambiente pelo ar frio vindo do lado externo, quanto como depurador, retendo a gordura gerada na cozinha durante o preparo das refeições. Entretanto, é preciso escolher entre um modo e outro durante a instalação do aparelho, pois não é possível que ele exerça as duas funções simultaneamente. 

No mercado é possível encontrar dois modelos de coifa: a de ilha e a de parede. Veja a seguir as principais características e indicações de cada um.

  1. Coifa de ilha: também conhecida como coifa de teto, esse modelo é ideal para cozinhas em que o fogão fica localizado no meio do ambiente, ou seja, distante das paredes. Para isso, é fundamental que o teto ofereça a sustentação necessária para segurar o equipamento com segurança.
  1. Coifa de parede: esse é o tipo de coifa mais comercializado no mercado e o preferido por boa parte dos consumidores dada a sua versatilidade. Como o próprio nome diz, ela é instalada na parede, logo acima do fogão ou cooktop. É ideal tanto para espaços pequenos quanto maiores, visto que há diferentes tamanhos disponíveis.

Depurador de ar

Uma ótima opção para cozinhas pequenas e também para as famílias que não costumam cozinhar com frequência, o depurador de ar funciona por meio de um sistema que trabalha com a recirculação de ar. Ou seja, o ar é retirado do ambiente e filtrado pela manta metálica localizada dentro do equipamento, bloqueando a gordura. Desse modo, os odores são contidos nos filtros de carvão ativo e o ar retorna limpo para o espaço.

Apesar de ser um aparelho com potência menor quando comparado a uma coifa ou um exaustor, o depurador de ar também consegue cumprir a função de deixar o ambiente livre de cheiros indesejados e fumaça. Além disso, a instalação é considerada mais simples, não exige nenhum tipo de tubulação para retirar o ar para fora do espaço e possui maior eficiência ecológica.

É importante reforçar que como o processo de filtragem do ar faz com que a gordura fique acumulada na manta metálica localizada dentro do depurador, é essencial realizar a troca desse acessório de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante no manual. Mas fique tranquilo, pois ele pode ser facilmente encontrado em lojas na internet e até mesmo em supermercados de porte maior.

Exaustor

O exaustor é o equipamento mais eficiente quando o assunto é a sucção de odores, fumaça e gordura. Isso porque, ele consegue absorver o ar de dentro da cozinha e fazer a troca pelo ar vindo do lado de fora por meio de um duto. Logo, é preciso que ele seja colocado a cerca de 2,5 metros do chão e que uma tubulação estilo chaminé seja instalada no local para que o aparelho possa funcionar corretamente. 

Desse modo, devido a certa complexidade do processo de instalação, é necessário que a cozinha seja previamente preparada para receber o exaustor. Quanto à limpeza, a manutenção é considerada simples e não requer nada de extraordinário: basta usar água com detergente neutro para retirar o excesso de gordura das hélices.

Como é um equipamento mais potente, o seu uso costuma ser recomendado para as pessoas que têm uma cozinha grande em casa e que fazem uso do espaço frequentemente. Além disso, o exaustor também é uma ótima opção para estabelecimentos comerciais, como restaurantes, que geralmente demandam por aparelhos com maior capacidade de filtragem.

Agora que já conhece as principais diferenças entre coifa, depurador de ar e exaustor, basta identificar qual deles melhor se encaixa na sua realidade e nas necessidades que você possui na sua cozinha. Afinal, como vimos, todos eles conseguem desempenhar bem a função de deixar o ambiente mais limpo e livre de gordura.

Gostou das dicas do texto de hoje? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat