5 causas que geram atrasos no andamento de uma obra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A compra da casa própria desperta uma série de sentimentos, não é mesmo? Mas a ansiedade para pegar logo as chaves do imóvel e começar a fazer a mudança é, sem dúvidas, uma das sensações mais difíceis de lidar ao longo desse processo de espera. E quando há atrasos na obra, essa ansiedade pode se tornar ainda maior, visto que o prazo de entrega pode se estender além do tempo previsto pela construtora.

Mas, por que esses atrasos acontecem? O que pode interferir no andamento da obra? No texto de hoje vamos mostrar quais são as 5 causas mais comuns que podem retardar a entrega de um imóvel adquirido na planta

1. Falhas de comunicação

Projetos de construção civil são muito complexos e exigem que inúmeros detalhes sejam observados para que tudo saia como o esperado. Diante dessa complexidade, é possível que a comunicação interna e externa possa ser prejudicada em alguns momentos. Logo, isso pode acabar interferindo, por exemplo, no entendimento entre contratantes e fornecedores, empreiteiros e supervisores de obra, entre outros.

2. Atraso na entrega de material

Para receber todo material dentro das especificações e prazos necessários, as construtoras dependem de fornecedores. Apesar de serem firmados contratos de compra e venda e existir cronogramas para que essas compras sejam feitas de forma planejada, não são raras as vezes que as entregas são adiadas.

Esses atrasos podem acontecer em razão da falta de materiais por parte do fornecedor, ineficiência do setor de transportes, entre outros motivos. No entanto, o que é certo é que, nesses casos,  o andamento das obras quase sempre acaba ficando comprometido.  

3. Falta de mão de obra especializada

A falta de mão de obra especializada é uma das principais causas que afetam o cumprimento de prazos na execução de obras no setor de construção civil. Essa escassez de profissionais ocorre tanto pela dificuldade em recrutar profissionais no início dos projetos quanto ao longo de sua execução.

Diante desse cenário tão desafiador, retrabalhos e até mesmo a interrupção dos serviços infelizmente podem acontecer. Com isso, o prazo para a conclusão de uma obra pode demorar meses além do que foi previsto no início do projeto.

4. Demora na tomada de decisões

Em muitos casos, como mudança de detalhes do projeto, atrasos na entrega de materiais, necessidade contratação de novas equipes, aquisição de novos equipamentos e reprogramação de cronograma, é preciso que decisões sejam tomadas o mais rápido possível. Caso isso não aconteça por parte dos responsáveis pelo empreendimento, as chances de haver atrasos na obra são muito grandes. 

5. Fatores ambientais

Fatores externos, como condições ambientais e meteorológicas, também podem afetar o andamento de uma obra. Em períodos de chuva intensa, por exemplo, muitas vezes os trabalhos precisam ser pausados até que o tempo melhore.

E então, o que achou do conteúdo de hoje? Já conhecia quais são as causas mais comuns que geram atrasos em obras? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat