Apartamento com área privativa: 4 dicas para compor a decoração desse espaço

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se até algum tempo atrás os apartamentos térreos eram pouco valorizados, essa já não é mais a realidade atual. A preferência quase unânime pela vista panorâmica dos imóveis em andares mais altos tem dado lugar ao interesse cada vez maior pelas áreas privativas dos apartamentos localizados no primeiro andar.

Mas por que isso tem acontecido? Sem dúvidas pelas inúmeras possibilidades de uso que esses espaços oferecem aos moradores. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje: ideias de como decorar e utilizar a área privativa dos apartamentos. Se você já adquiriu ou está planejando comprar um imóvel com essas características, não deixe de acompanhar o texto de hoje!

O que são áreas privativas

Áreas privativas são espaços exclusivos que geralmente compõem a área total de um apartamento térreo. Elas fazem com que a sensação de espaço do imóvel seja maior e o morador pode utilizar esse local para criar um ambiente voltado para o lazer, jardinagem, academia, entre outras coisas.

Normalmente, esse tipo de espaço se torna ainda mais valorizado principalmente em prédios que não possuem área de lazer. Ou ainda nos condomínios em que os apartamentos são mais compactos.

Por isso, é comum que a presença da área privativa eleve o preço das unidades, fazendo com que elas custem um pouco mais caro do que aquelas que estão em outros andares. Entretanto, nos prédios que possuem cobertura, imóveis com local privativo localizados no térreo ainda são vantajosos do ponto de vista financeiro para quem busca ter mais espaço em casa.

4 ideias para decorar a área privativa do seu apartamento

O primeiro passo, antes de pensar nos elementos decorativos, é definir qual será a função da sua área privativa. Afinal, os móveis e demais objetos que fazem parte de um espaço dedicado ao lazer são diferentes de um jardim ou de uma lavanderia, por exemplo. Sendo assim, entender qual é o foco do ambiente é fundamental para criar uma área que realmente atenda suas necessidades.

Confira a seguir quatro dicas que separamos que poderão ajudá-lo a se inspirar para decorar a área privativa do seu apartamento.

1. Móveis de madeira

Os móveis de madeira são considerados os verdadeiros curingas de quem está montando uma área privativa. Isso acontece porque esse tipo de material suporta tanto a exposição ao sol quanto da chuva, algo que precisa ser considerado que esse ambiente fica na parte externa do apartamento.

Você pode optar por mesas com cadeiras para compor uma área gourmet, bancos para criar um espaço de descanso e leitura ou ainda pallets para cultivar uma horta ou jardim vertical.

2. Iluminação

A iluminação também é um assunto que deve ser pensado quando o assunto é área privativa. Afinal, dependendo do uso que você dará para esse espaço, será preciso contar com recursos extras de iluminação para torná-lo mais agradável.

Uma boa ideia que funciona tanto para ambientes abertos quanto fechados são as famosas arandelas, que podem ser instaladas nas paredes como uma iluminação complementar. Além de dar um charme a mais, elas também complementam a luz natural do dia e a noite podem reforçar a iluminação que vem da parte interna do apartamento.

3. Peças multifuncionais

Não importa qual seja a quantidade de espaço disponível, é fundamental priorizar as peças multifuncionais. Elas podem auxiliar a deixar o ambiente mais espaçoso e ainda fazer com que ela tenha mais de uma função, como ser uma lavanderia e uma local de lazer ao mesmo, por exemplo.

Alguns exemplos de móveis multifuncionais que você pode considerar colocar na sua área privativa são: mesa com gaveta embutida, puff com compartimento, cadeira de balanço redonda e mesas de jantar dobrável.

4. Cobertura

Essa é outra dica muito legal para quem deseja montar, por exemplo, um cantinho de leitura e descanso na área privativa. Ou ainda para quem tem crianças em casa e deseja criar um cantinho no estilo brinquedoteca.

É possível cobrir a parte externa e evitar a entrada de luz excessiva, chuva e vento. No entanto, é sempre bom reforçar que é necessário verificar junto a administração do condomínio se essa é uma ação permitida no seu prédio.

Em relação às opções de cobertura, existem muitas alternativas no mercado. Alguns que se destacam são: toldos, pergolado e gazebos.

E então, o que achou das nossas dicas para decorar a área privativa do apartamento? Conhece outras ideias legais que podem ser colocadas em prática? Então compartilhe com a gente e deixe o seu comentário!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat