A saúde agradece: os 4 principais benefícios de manter a casa limpa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
uma mulher se diverte limpando a casa

Quando foi a última vez que você deu uma super faxina em casa? Apesar de não parecer, dar aquela geral no ambiente pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Além da conhecida sensação de bem-estar que o cheirinho de casa limpa nos traz, a realização das tarefas domésticas também pode ajudar a relaxar e diminuir os níveis de estresse.

Ficou interessado para conhecer mais sobre o assunto? Separamos quatro benefícios de manter a casa sempre limpa e organizada. Confira.

1. Ajuda o sistema respiratório

Um dos principais benefícios de manter a casa limpa está na redução da quantidade de poeira que fica instalada nos móveis e objetos, como cortinas e tapetes. Além disso, ambientes que ficam muito tempo sem receber uma boa limpeza acabam favorecendo a proliferação de fungos e bactérias.

E é justamente nessa combinação que mora o perigo. O acúmulo de poeira e a presença de fungos e bactérias pode ser extremamente prejudicial ao sistema respiratório humano, principalmente para as pessoas que já possuem histórico de doenças, como asma e rinite.

Portanto, o ideal é deixar os cômodos sempre limpos e arejados, abrindo portas e janelas para que exista circulação de ar e entrada da luz do sol. Outra dica legal é lembrar de aspirar com frequência objetos que naturalmente favorecem o acúmulo de pó, como carpetes, tapetes, almofadas, cortinas e persianas. Desse modo, com uma casa limpinha e arejada, você e sua família vão respirar muito melhor.

2. Reduz os níveis de ansiedade e estresse

Muitos estudos acadêmicos mostram que a realização de tarefas domésticas pode colaborar para a melhora da saúde mental e estabilidade emocional. Em um deles, realizado pela Universidade da Califórnia, pesquisadores descobriram que pessoas que vivem em lugares desorganizados tendem a sofrer mais com estresse.

Eles chegaram a essa conclusão após reunirem 30 casais para analisar seus respectivos níveis hormonais em relação ao estado de suas casas. Todos os casais que viviam em ambientes em que a limpeza era menos frequente apresentavam no sangue um índice maior de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse.

Um outro estudo, realizado na Inglaterra e publicado pelo British Journal of Sports Magazine, mostrou que vinte minutos diários gastos com as atividades domésticas são suficientes para reduzir consideravelmente os níveis de estresse e os sintomas de ansiedade e depressão. Portanto, dedicar um tempinho para manter a casa limpa pode ser uma boa alternativa para ajudar a combater o estresse que acaba fazendo parte da rotina de boa parte das pessoas nos dias de hoje.

3. Contribui para a realização de exercícios físicos

Se você não tem tempo suficiente ou dinheiro disponível para ir à academia, saiba que limpar a casa pode ser uma excelente saída para sair do sedentarismo e praticar atividade física. Foi o que mostrou um estudo da Universidade de Boston realizado com mais de dois mil homens e mulheres, com idade média de 47 anos, nos Estados Unidos.

Durante a pesquisa, os participantes usaram um sensor para acompanhar todas as suas atividades ao longo do dia e um paralelo entre pessoas que praticavam tarefas domésticas ou exercícios físicos com outras que não faziam qualquer tipo de atividade.

Ao final do estudo, os pesquisadores concluíram que os benefícios encontrados na prática de dez minutos de atividades diárias, como limpar a casa e subir as escadas, foram semelhantes ao de exercícios mais intensos, como caminhada ao ar livre ou na esteira. Os resultados mostraram ainda que todos as pessoas que faziam qualquer tipo de exercícios apresentavam menor Índice de Massa Corpórea (IMC) e colesterol quando comparado com os participantes que permaneceram sedentários.

4. Favorece a criatividade e o bem-estar

Além de contribuir para uma rotina mais organizada e prática, um ambiente limpo e onde cada coisa possui o seu devido lugar também faz favorece a criatividade e sensação de bem-estar. Afinal, é muito difícil ser criativo e se sentir bem em meio ao caos e a sujeira, não é mesmo?

Uma dica que pode ajudar a manter a casa limpa mas sem sobrecarregar na rotina é dividir as tarefas de arrumação ao longo do dias da semana. Para isso, crie uma tabelinha e intercale atividades mais leves, como lavar a louça, com outras que demandam um pouco mais de tempo, como organizar algum cômodo ou aspirar a casa. Dessa forma, tudo acaba se tornando mais equilibrado e o seu lar estará sempre em ordem.

E então, o que achou desses benefícios que a manutenção da casa limpa pode trazer para as nossas vidas? Conhece algum outro benefício que não mencionamos aqui? Compartilhe com a gente nos comentários!

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Abra o Chat